Polícia

28.02.2022 às 13:52h - atualizado em 28.02.2022 às 13:58h - Polícia

Novo batalhão da PM na fronteira deve ser ativado dentro de seis meses

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Novo batalhão da PM na fronteira deve ser ativado dentro de seis meses

O 11º Batalhão de Polícia Militar completou 31 anos de fundação na semana passada. Na sexta-feira, 25, a PM realizou a solenidade em homenagem aos policiais militares veteranos e em comemoração aos 31 anos de ativação da Unidade. Durante o evento, foram expostas fotografias antigas do batalhão. Na solenidade foram homenageadas as pessoas que contribuíram para o Batalhão com a entrega do título de amigos da Unidade. Também na sexta foram homenageados o policial militar há mais tempo na reserva remunerada, o Cabo Albino Barbosa que foi para a reserva em 18 de novembro de 1980. Outro homenageado foi o sargento Enir Bueno por ser o Policial Militar há mais tempo na reserva remunerada que presta serviço no Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública. Outros oito veteranos da PM também foram homenageados.

Desde 1991, quando o décimo primeiro batalhão foi ativado, houve uma mudança no perfil da Polícia Militar. A afirmação é do comandante da PM, tenente-coronel, Jailson Franzen. De acordo com ele, nos primeiros anos do batalhão, a polícia contava com mais efetivo e menos equipamentos. Ao longo dos anos, essa relação foi se invertendo e, atualmente, a tecnologia foi suprindo a redução dos números de servidores. Franzen comentou que os investimentos em viaturas, equipamentos e aparelhos potencializou o trabalho da PM. Ele explicou que a criação do batalhão foi importante porque significou a destinação de mais recursos para a Polícia Militar do extremo-oeste que até o início da década de 1990 estava subordinada a Chapecó.

A Polícia Militar deve receber um reforço de efetivo no mês de março. A projeção é do comandante do décimo primeiro batalhão da PM, tenente-coronel, Jailson Franzen. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado, 26, e disse que a instituição está formando mais uma turma de soldados e uma parte dos novos policiais serão destinados para a região. Franzen comentou que o efetivo ainda é um dos problemas da PM e que o número de policiais em atividade é abaixo do ideal.

O batalhão de Dionísio Cerqueira foi oficialmente criado no final de 2021, mas ainda não está ativado. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel, Jailson Franzen, a nova estrutura da PM deve ser instalada em até 180 dias. Com isso, a região extremo-oeste contará com dois batalhões, o de São Miguel e o de Dionísio Cerqueira. Na visão de Franzen, a criação de um novo batalhão vai fortalecer a atuação da PM na região de fronteira e desafogar o trabalho na região de São Miguel do Oeste. Ele explicou que a decisão de abrir uma nova estrutura é estratégica porque a fronteira é um espaço com grande potencial de crimes, especialmente o contrabando e o tráfico de drogas e armas.

- OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA!!!

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.