28.02.2021 às 12:45h - atualizado em 28.02.2021 às 14:51h - Saúde

Estado discute abertura de leitos de UTI Covid nos Hospitais Casa Vitta e São Miguel

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Estado discute abertura de leitos de UTI Covid nos Hospitais Casa Vitta e São Miguel
Foto: Marcos de Lima / Portal Peperi

A secretaria Estadual de Saúde está discutindo a possibilidade de instalar leitos de UTI Covid nos dois hospitais particulares da cidade. Diante da falta de vagas para os casos mais graves nos hospitais públicos, como o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, o governo do estado está em busca de leitos na rede privada. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, “há uma negociação neste sentido”.

A secretaria de saúde também informou que os dois hospitais foram vistoriados e, neste momento, o Estado aguarda o envio de uma proposta formal do Hospital São Miguel e do Hospital Casa Vitta para definição. Neste domingo, o secretário adjunto de Saúde, Alexandre Fagundes esteve em São Miguel do Oeste e se reuniu com a direção do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, com a secretária municipal de Saúde, Geni Girelli e com a gerente regional de Saúde, Andreia Lopes. Eles analisaram a situação da pandemia, a lotação do Regional e as alternativas para atender a população. Uma delas é a abertura de leitos de UTI em hospitais particulares.

A secretária municipal de Saúde, Geni Girelli disse que o papel do município “foi fazer a consulta aos dois Hospitais e colocá-los em contato com o Estado”. Ela comentou que espera que se concretize e que “tenhamos os leitos a disposição dos pacientes que precisarem”.

CASA VITTA

O médico Elinton Menegon, representante do Grupo Casa Vitta, confirmou que o Estado já fez a vistoria no Hospital Casa Vitta neste sábado e o espaço para a instalação de 10 leitos de UTI Covid já foi pré-definido. “A princípio, podemos abrir os leitos no espaço onde atualmente está o laboratório”, disse o médico. Ele ressaltou que a abertura de uma UTI Covid no Casa Vitta não é simples, mas o Hospital está analisando a melhor forma de fazer isso. Menegon apontou que o Casa Vitta tem estrutura para a abertura dos leitos, mas será preciso resolver alguns obstáculos, como a questão financeira e de profissionais. Ele disse que a abertura dos leitos de UTI ainda está em estudo, mas o hospital já encaminhou a proposta para a Secretaria de Saúde. O assunto deve avançar no decorrer da semana. O Casa Vitta também pode abrir cinco leitos de retaguarda para os pacientes da doença.

SÃO MIGUEL

O Hospital São Miguel também confirmou que está em negociação com o Estado para a abertura de 10 leitos de UTI Covid. De acordo com o médico Romar Pagliarin, o Hospital está analisando a possibilidade com muito cuidado. Ele ressaltou que a abertura de uma ala de UTI Covid é complexa e o Hospital já está fazendo os levantamentos administrativos, estruturais, financeiros e operacionais para viabilizar a proposta. Pagliarin disse que o assunto está em avaliação. Ele citou que essa também é uma questão humanitária e que o Hospital São Miguel não vai fugir da responsabilidade que tem com a comunidade. Ele acredita que a negociação com o Estado deve avançar durante a semana.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.