28.02.2020 às 09:58h - Saúde
O número de casos de suspeita do novo coronavírus no país deu um salto de cerca de 1.500% em menos de 24 horas, após a confirmação do primeiro brasileiro contaminado. Há cerca de 300 casos suspeitos, informou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.
O secretário explicou que os casos ainda não analisados foram classificados como suspeitas pelas secretarias por atenderem os critérios usados desde o início do surto: o paciente deve apresentar febre e algum outro sintoma respiratório e ter viajado para algum país onde houve ao menos cinco casos de transmissão local do vírus ou ter entrado em contato com um caso suspeito ou confirmado.
"Todas as pessoas que vieram da Itália e tinham sintomas, ao saber do caso confirmado, sentiram necessidade de buscar uma opinião de profissionais de saúde, que também ficam mais atentos e receosos de deixar passar um caso sem fazer o diagnóstico", disse Gabbardo. O secretário afirmou ainda que uma demanda reprimida de atendimentos médicos por causa do Carnaval, quando muitas unidades de saúde ficam fechadas, pode ter contribuído para elevar rapidamente as notificações a partir da segunda-feira, quando estes locais voltaram a funcionar normalmente.
Fonte: BBC
Comentar pelo Facebook