28.02.2020 às 10:58h - Cultura

Beato Roque realiza Noite Cultural em comemoração aos 80 anos de fundação

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico São José do Cedro - SC

Beato Roque realiza Noite Cultural em comemoração aos 80 anos de fundação

Ao total serão sete eventos para comemorar 80 anos da Comunidade Santos Mártires de Beato Roque, interior de São João do Oeste. Um momento especial ocorre nesta sexta-feira, 28, com a Noite Cultural. Uma apresentação rica de conhecimento em história com várias atrações, surpresas e um resgate histórico com uma hora e 30 minutos de duração. Conforme um dos coordenadores, Gervásio Jungblut, o trabalho ocorre há vários meses com pesquisas em livros e material da igreja católica em especial a Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga. Ele diz que é preciso valorizar a cultural dos antepassados que enfrentaram grandes dificuldades na colonização. Salienta que será um momento religioso de fé, em homenagem aos padroeiros da comunidade.

Mobilização comunitária permitiu elabora uma Noite Cultural que promete emocionar o público. No teatro desta sexta-feira terá a participação de 40 voluntários da comunidade de Beato Roque em uma peça com quatro cenas sobre a vida dos Santos Mártires. A pré estreia ocorreu na noite de quarta-feira com o ensaio final.

Jungblut lembra que desde 1988 o Brasil tem três Santos Jesuítas, que martirizados em solo do Rio Grande do Sul, há muito tempo venerados como Santos Rio-Grandenses. Salienta que o teatro vai resgatar trajetórias de vidas marcadas por dedicação, sacrifício contínuo em meio a tantas dificuldades provocada por fome, frio e falta de infraestrutura. O Noite Cultural faz parte das comemorações da comunidade e tem como base os santos Roque Gonzáles, Afonso Rodrigues e João De Castilhos.Os Três Santos Mártires também são idolatrados no Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile.

Noite Cultural é aberta para o público de outras comunidades. As apresentações vão ocorrer no salão da comunidade com ingresso livre. A programação inicia às 20 horas. O coordenador faz um convite especial para o público prestigiar o teatro que promete emocionar as pessoas com cenas que resgatam momentos históricos dos Santos Mártires. As comemorações dos 80 anos da comunidade de Beato Roque ainda incluem viagem para visitar as Ruinas de Caaró e São Miguel nas Missões, no Rio Grande do Sul no dia 14 de março. Jungblut, chama atenção para as comemorações dos 80 anos do coral Luar de Prato, em quatro de abril. No dia 18 de abril terá a missa festiva, às 20 horas. Concluindo o roteiro no dia 19 de abril com desfile histórico e festa dos 80 anos da comunidade.

Foto(s): Gervásio Jungblut

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.