28.01.2026 às 14:38h - atualizado em 29.01.2026 às 07:20h - Agricultura

Itapiranga registra crescimento superior ao de SC na produção de suínos e aves

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Itapiranga registra crescimento superior ao de SC na produção de suínos e aves
Foto: Arquivo Rede Peperi

Itapiranga faz parte de um cenário favorável que estabeleceu para Santa Catarina um recorde de produção de suínos, aves e gado de corte. Foi o melhor resultado desde 2014 na produção de frango. O município registra crescimento superior ao registrado no estado. Segundo o Analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri, o itapiranguense Alexandre Giehl, em 2025, Itapiranga, produziu 418 mil suínos para o abate nas agroindústrias. Uma alta de 4,2% em comparação ao ano anterior, o dobro do crescimento estadual.

O Analista informa que o município ocupa a sexta posição no ranking estadual, perdendo apenas para municípios maiores e tradicionais na suinocultura como Videira, Concórdia e São Carlos.

No ano passado Itapiranga produziu 17 milhões de aves e registrou aumento de 17,3% em comparação a 2024. O crescimento é bem acima da média estadual, de 2,7%. Itapiranga ocupa a 12ª colocação no ranking estadual de produção de frango.

Nas atividades de maior impacto na economia do agronegócio, o gado de corte teve o menor crescimento no município, com abate de 4.200 bovinos em 2025. De acordo com o Analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri, Alexandre Giehl, na criação de gado, Itapiranga cresceu menos que a média estadual, pois o ponto forte do município é a produção de leite. Já o crescimento estadual faz maior referência ao gado de corte.

O cenário para a produção de proteína animal é positivo para 2026. Santa Catarina e o Brasil devem manter crescimento constante de exportações.

“Três fatores principais que estão por trás desse crescimento. O primeiro, e que mais se expressa, é o crescimento das exportações. A gente teve recorde de exportações no ano passado. Mas, além disso, a gente teve um outro fator que contribuiu bastante, foi o mercado interno, que mostrou aquecido durante praticamente todo o ano. E também tivemos bons indicadores socioeconômicos, principalmente o PIB e o emprega” explica o Analista.

Conforme o Analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri, para 2026 as perspectivas são favoráveis com bom volume de exportação e mercado interno aquecido. Giehl considera que o produtor vive uma situação animadora, especialmente na produção de carnes.

O preço da carne de gado possui tendência de manter elevação. Segundo o Analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri, o ano de 2026 tem perspectivas favoráveis com bom volume de exportação e consumo interno elevado.

Alexandre Giehl destaca a possibilidade de alta no preço da carne bovina. “O cenário provoca um aumento na procura pela carne de frango e suíno, favorecendo estas atividades” afirma. O Analista também aponta como fator positivo para o agronegócio, a boa safra de grãos.

O custo de produção teve leve alta em suínos e frangos, porém sem impactar no faturamento.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.