28.01.2025 às 15:07h - Agricultura

SC aumenta em 25% produção de milho para grão; soja sofre com problemas

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

 SC aumenta em 25% produção de milho para grão; soja sofre com problemas
Foto: Ilustrativa

A Epagri tem expectativa de melhor safra de milho em quatro anos. O aumento projetado para a produtividade de milho para grão em Santa Catarina é de 25%. Com a produção maior, os custos são menores, sem a necessidade de importação de insumos de outras regiões do país. Conforme o Gerente Regional da Epagri, Sidnei Simon, as projeções para a safra são muito positivas.

De acordo com ele, o estado deve colher 2,2 milhões de toneladas de milho. Ele menciona que o carro chefe do estado é a produção de carne e de leite. Os grãos, como milho e soja, ficam de lado, com necessidade anual de importação de outros estados. Com o aumento da produção neste ano, as taxas de importação serão reduzidas, gerando maior rentabilidade para os agricultores.

Conforme o Gerente Regional da Epagri, Sidnei Simon além do crescimento do milho para grão, a produção de silagem também registrou aumento. Para o Gerente Regional, com as pastagens, o crescimento da produção de silagem irá gerar bons resultados para a atividade leiteira. Ele menciona que 70% da produção de milho no estado é destinada para silagem.

Segundo o Gerente Regional da Epagri, Sidnei Simon, a situação da soja está preocupando os agricultores. Ele menciona que o preço é o menor em cinco anos, despertando dúvidas na produção.

A soja contou com aumento de produção no estado, mas acaba sofrendo com as condições climáticas. A área de plantação de soja em Santa Catarina atingiu 2% das lavouras. O valor corresponde a 768 mil hectares plantados. Conforme o Gerente Regional da Epagri, Sidnei Simon, a preocupação com o La Niña está muito grande. Ele comenta que alguns municípios foram atingidos pelo fenômeno e tiveram perdas consideráveis.

Simon menciona que a safra de soja ainda está em fase intermediária, portanto, as perdas não estão registradas em dados. Segundo o Gerente Regional da Epagri, é preciso esperar o fim da safra para poder registrar os impactos na produção estadual.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.