28.01.2022 às 16:57h - atualizado em 28.01.2022 às 17:16h - Polícia
A piracema iniciou em 1º de outubro de 2021 e termina neste dia 31 de janeiro de 2022 com aumento de apreensões de materiais de pesca. Diversas operações foram realizadas neste período com sucesso na apreensão de apetrechos de pesca usados de forma irregular.
O comandante da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, Tenente Alcenir Minuscoli, observa que o baixo nível de água dos rios dificultou ações com embarcações.
Apesar das limitações, a PMA atendeu diversas denúncias e também realizou trabalho que resultou na apreensão de 8.858 metros de redes de pesca, 1.170 metros de espinheis, uma embarcação e 170 esperas.
O comandante lamenta que as campanhas de conscientização e ampla divulgação da importância do período de defeso não é suficiente para acabar com a pesca predatória e as pessoas acabam infringindo a legislação e ficam sujeitas a sanções.
De acordo com Minuscoli, ocorreu aumento de demanda e denúncias de crimes, pois os peixes acabam migrando para a reprodução e ficam mais vulneráveis.
O comandante da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste lembra que a área de atuação contempla 11 comarcas e 33 municípios. No ano passado foram 1.065 ocorrências com destaques para intervenções em áreas de Preservação Permanente e desmatamento.
O município de Itapiranga possui uma grande demanda nestas irregularidades. Minuscoli lamenta que a população tem conhecimento da necessidade de licenciamento ambiental e acaba cometendo atos ilícitos.
Comentar pelo Facebook