28.01.2019 às 08:35h - atualizado em 28.01.2019 às 09:47h - Agricultura

Associação dos Apicultores de Iporã do Oeste sedia encontro regional para discutir mercado do mel

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Associação dos Apicultores de Iporã do Oeste sedia encontro regional para discutir mercado do mel

No próximo dia 30, a associação, com sede em Iporã do Oeste, sedia um encontro regional para discutir a situação do mercado da apicultura. O encontro será na linha Faic, interior do município, reunindo a diretoria das associações de oito municípios da região, com a presença de um representante da associação catarinense.

O presidente da Associação dos Apicultores de Iporã do Oeste, Valmir Favretto, comenta que uma das alternativas seria o beneficiamento do mel para que o produto fosse industrializado e comercializado atendendo todas as normas sanitárias.

O problema, conforme Favretto, é que isso torna o processo muito caro. Até o momento os apicultores usam um local próprio para centrifugação do mel.

Com uma central de beneficiamento, todo mel seria centralizado no local para a posterior comercialização. Hoje a opção dos apicultores é vender a produção para empresas ou, então, fazer o estoque em casa.

O presidente da associação lamenta a dificuldade na comercialização do mel. Conforme ele, a dificuldade se deve em função das exigências de vigilância sanitária e CIDASC, que cobram rotulagem e inspeção municipal para venda do mel.

O apicultor comenta que se dedica à atividade desde 1986. Ele explica que, no início, a venda era feita para vizinhos e demais famílias da cidade, o que hoje não é mais possível. Favretto ressalta que na última safra a colheita do mel ficou abaixo do esperado em função do frio e da chuva registrada na primavera, quando ocorre a floração.

Hoje no município são cerca de 1.200 colmeias da espécie africana e há ainda abelhas da espécie nativa.

Foto(s): Jornei de Souza

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.