27.12.2022 às 13:47h - atualizado em 27.12.2022 às 14:04h - Prefeitura
A Administração Municipal de Iporã do Oeste e a ONG ASANIO firmaram uma parceria e vão realizar uma campanha de castração de cães e gatos de rua no mês de janeiro. De acordo com o Médico Veterinário da clínica responsável pelos procedimentos, Alexandre Barros (CRMV 04758), a cidade de Iporã do Oeste registra crescimento descontrolado no número de animais de rua, principalmente de gatos, que procriam rapidamente.
Ele explica que os voluntários da ONG farão o resgate desses animais para castração. Após o procedimento, eles serão entregues para pessoas interessadas em adotá-los. Os procedimentos cirúrgicos envolvem a anestesia geral do animal para a retirada dos testículos, no caso dos machos, ou do ovário e útero, nas fêmeas. As castrações serão custeadas pela Prefeitura Municipal.
Alexandre Barros chama atenção que as gatas entram em período de cio a cada três meses, enquanto as cadelas somente a cada seis meses. Isso faz com que a população de gatos nas ruas aumente rapidamente, podendo inclusive se tornar um caso de calamidade pública. Barros lamenta o fato de existir muitos registros de envenenamento desses animais, o que é crime previsto em Lei.
O veterinário enfatiza que a partir de janeiro a campanha terá a divulgação intensificada, com o objetivo de que as pessoas tenham conhecimento e busquem ajuda caso encontrem animais de rua nas proximidades de suas casas. Ele garante que as castrações e as futuras doações tendem a diminuir os problemas enfrentados atualmente na cidade de Iporã do Oeste.
OUÇA: Entrevista com o Médico Veterinário, Alexandre Barros
Comentar pelo Facebook