27.12.2022 às 14:02h - atualizado em 27.12.2022 às 20:21h - Geral
A Casan de Guaraciaba adotou na segunda, 26, o sistema de racionamento de água para abastecimento de sua população. Esta decisão foi provocada pela falta de chuva regular, o que prejudicou os níveis dos poços artesianos. A informação é do chefe da Agência local Luiz Fernando Simm.
Os moradores de Guaraciaba são abastecidos apenas pelos nove poços, sem uso da água do rio. Estima-se que houve queda de 30% na capacidade de vazão dos poços. Com o sistema de racionamento, a companhia de água separou o fornecimento da área urbana em duas partes. Assim, enquanto uma parte da cidade é abastecida a outra fica sem receber água por 24 horas, mas no dia seguinte o sistema inverte. A parte que ficou sem abastecimento no dia anterior passa a receber, enquanto a outra não. Este sistema vai permanecer neste formato até que os níveis voltem o mais próximo do normal. Ele espera que o sistema dure poucos dias e o abastecimento volte à normalidade. No entanto, a população necessita contribuir com a empresa para evitar prolongação do racionamento.
Em Guaraciaba, conforme Luiz Fernando, a companhia está investindo na ampliação do sistema de abastecimento. Ele citou a perfuração de dois poços artesianos nos últimos meses para tentar garantir o fornecimento de água. Um deles, localizado na área urbana, já está em operação para atender a demanda e evitar a falta de água. Outro poço foi perfurado na Linha Liso, no entanto ainda não está em funcionamento. Neste caso, a intenção é fazer a ligação do sistema a partir do ano que vem em Guaraciaba. Novos investimentos também devem ser estudados.
Comentar pelo Facebook