27.12.2021 às 19:00h - atualizado em 28.12.2021 às 08:27h - Estiagem

Iporã do Oeste decreta situação de emergência

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Iporã do Oeste decreta situação de emergência

Na tarde desta segunda-feira, 27, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil esteve reunida e com base nas informações apresentadas, foi decidido pelo decreto de situação de emergência.

Por dia o município está transportando em média 500 mil litros de água, que no momento atendem mais de 80 famílias de forma individual, além das associações comunitárias de Lagoa dos Patos, São Lourenço e Esquina Gaúcha. No total 9 caminhões, sendo 5 do município e 4 terceirizados, estão fazendo o transporte. A água está sendo captada do riacho Jundiá, do rio Antas e de um reservatório no CTG.

Um levantamento realizado pela Epagri aponta que até o momento a estiagem prolongada ocasionou perdas no milho para grão que já chegam a 35%, milho para silagem 25%, soja 25% e na bovinocultura de leite as perdas estimadas são de 15%. Em valores as perdas já representam quase R$ 24 milhões de reais.

Em função da falta de chuvas, e da situação da estiagem que se agrava a todo dia, a administração de Iporã do Oeste alerta a população sobre a necessidade e a importância da economia de água.

Fonte: ASCOM

Foto(s): ASCOM

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.