Publicidade

27.12.2018 às 13:47h - Economia

Comércio Catarinense registra melhor resultado desde 2011 nas vendas de Natal

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Comércio Catarinense registra melhor resultado desde 2011 nas vendas de Natal
Arquivo Rede Peperi

Continua depois da publicidade

A expectativa pela recuperação da economia fez com que o catarinense fosse às compras de Natal otimista com cenário mais positivo a partir de 2019. Esta é a avaliação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina a partir do levantamento realizado junto a associados e de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito. O resultado é que houve crescimento de 3,55% nas vendas para o Natal deste ano ante o mesmo período de 2017. O dado é o melhor resultado desde 2011.

Nacionalmente, de acordo com o SPC Brasil, o cenário foi semelhante, com crescimento de 2,66% no comparativo com o ano anterior. Ainda de acordo com os dados nacionais, este é o segundo ano consecutivo de alta – em 2017 o registro foi de 2,13% e sinaliza a recuperação do otimismo só visto até 2013, quando houve 3,62% de incremento. Os números do SPC Brasil se baseiam no total de consultas feitas no período.

Em Santa Catarina, o levantamento mostra que os itens mais procurados foram no segmento de vestuário e calçados (grupo com 41,58% da preferência dos consumidores). As compras a prazo lideraram, com o cartão de crédito sendo a escolha de 51,1% dos compradores. O tíquete médio do catarinense foi de R$ 191,36.

Como análise de cenário, também foi incluído o questionamento sobre expectativas para a economia em 2019, com ampla maioria (87,59%) apostando em melhorias. Porém, para o empresário Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, persistem dois gargalos para a expansão do varejo – o desemprego e o endividamento familiar. Em razão destes indicadores, o otimismo ainda tem o tom da cautela.

Fonte: Ascom

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

AL Contabilidade
Advocacia Fávero

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.