27.11.2021 às 20:18h - Saúde

Projeto Academia da Saúde inicia na próxima semana

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Projeto Academia da Saúde inicia na próxima semana
Academia da Saúde do NASF de Mondaí, próxima ao Corpo de Bombeiros

Conforme a nutricionista do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) de Mondaí, Dainá Melz, as inscrições estão disponíveis para os munícipes. Ela salienta que o projeto é pensado há mais tempo e já havia estrutura pronta para a execução, mas devido à pandemia houve atraso, pois atividades em grupo estavam proibidas.

A relevância do Academia da Saúde, conforme Dainá Melz, está no potencial da atividade física tanto para os pacientes do NASF como também para o público em geral. Trata-se de um trabalho de prevenção que começa a ser realizado na saúde pública.

A nutricionista detalha que em primeiro momento o educador físico vai conduzir atividades, no período matutino. Será dividido em grupos, com atendimento de públicos específicos e posteriormente a ideia é ampliar para outros públicos. Inicialmente serão atendidos pacientes hipertensos, diabéticos, obesos, tanto adultos quanto adolescentes, crianças e gestantes


PROCEDIMENTO PARA FAZER AS INSCRIÇÕES


O munícipe que se enquadrar nas patologias citadas pela nutricionista poderá se dirigir ao NASF de Mondaí no período da manhã, onde o profissional de Educação Física vai fazer a pré-inscrição. Para ser considerado obeso, será realizado o cálculo do índice de massa corporal do paciente. A base para classificação é da Organização Mundial da Saúde.

Uma vez que o paciente estiver dentro dos requisitos, será feita a inscrição e repassada prescrição para consulta com médico da sua área, que então vai liberar para prática de atividade física. Na sequência, os participantes do projeto deverão retornar ao NASF para fazer avaliação física, nutricional, e por fim iniciar as atividades.

A nutricionista Dainá Melz enfatiza que o professor vai começar as atividades no momento que formarem as primeiras turmas, na sala próxima ao Corpo de Bombeiros de Mondaí. O NASF dispõe de sala própria, na qual serão realizadas atividades relacionadas a treinamentos funcionais, com o peso do corpo ou alguns equipamentos. Dainá reitera que não serão exercícios focados em musculação, pois o local não está sendo equipado para isso. Ela salienta a importância do projeto, pois vai atender públicos especiais.

Foto(s): Jornei de Souza/Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.