Polícia

27.09.2022 às 14:57h - atualizado em 27.09.2022 às 14:59h - Polícia

Em oito meses, SC teve 36 roubos e furtos a instituições financeiras

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Em oito meses, SC teve 36 roubos e furtos a instituições financeiras
Foto: Diorgenes Pandini, Diário Catarinense

Santa Catarina registrou 36 roubos e furtos a instituições financeiras este ano. Os dados foram compilados pelo Colegiado Superior de Segurança Pública de 1º de janeiro a 31 de agosto. Foram 4,5 a cada mês.

O número mostra uma queda de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 38 ocorrências desse tipo foram registradas. Nos oito primeiros meses de 2020 foram 48 roubos e furtos a agências bancárias. Já em 2019, foram 100 registros no mesmo período.

Duas ocorrências foram registradas em Santa Catarina somente nesta semana, o que alavancará os números.

Uma agência bancária em Joinville, no Norte do Estado, foi arrombada e furtada. O crime foi percebido pelos funcionários apenas na manhã de segunda-feira, 26, quando voltaram ao trabalho.

A instituição teve a parede lateral arrombada por meio de uma sala comercial desocupada ao lado do estabelecimento. Foram levados cerca de R$ 66 mil, além de um revólver.

Situação semelhante aconteceu na cidade de São Cristóvão do Sul, na Serra catarinense. Funcionários de uma agência bancária chegaram para trabalhar por volta das 10h de segunda e perceberam que um dos caixas eletrônicos havia sido rompido.

A suspeita é de que um maçarico e um pé de cabra tenham sido usados para cometer o crime. Ainda não foi possível contabilizar a quantia em dinheiro furtada.

Segundo levantamento do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), do governo federal, que coleta estatísticas fornecidas pelas unidades federativas, os assaltos a bancos em todo o país reduziram em 70%, com relação ao ano de 2015, início da série histórica de compilação de dados.

Em 2021, um total de 388 instituições financeiras foram assaltadas em todo o país. Em 2015, esse número era de 1.271.

O que diz o Estado

Em nota, o Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial aponta que os dados compilados de furtos e roubos a instituições financeiras apresentam o menor número na série histórica de Santa Catarina, desde 2011.

Acrescenta que o trabalho do Colegiado é realizado em conjunto, com reuniões de inteligência que conseguem também evitar que assaltos sejam feitos, como ocorreu recentemente em um município do Vale. O investimento em segurança pelo Estado também ajuda a reforçar as instituições no combate à violência.

Fonte: ND Mais

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.