27.09.2018 às 09:49h - atualizado em 27.09.2018 às 10:06h - Justiça

Cerca de 125 mil catarinenses têm seus títulos cancelados

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Cerca de 125 mil catarinenses têm seus títulos cancelados

O Supremo Tribunal Federal decidiu na noite dequarta-feira, 26, por 7 votos a 2, rejeitar o pedido de liminar feito pelo Partido Socialista Brasileiro, PSB, para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não realizaram o cadastramento por biometria nas localidades escolhidas pela Justiça Eleitoral para utilizar o sistema de identificação pela digital.

Cerca de 3,3 milhões de eleitores não vão votar nestas eleições porque não compareceram aos cartórios eleitorais nos municípios em que houve o recadastramento para identificação biométrica.

Em Santa Catarina, foram 125.185 mil títulos cancelados entre 2016 e 2018.

Na ação, o PSB alegou que são inconstitucionais as resoluções do TSE que disciplinaram o cancelamento do título como penalidade ao eleitor que não realizou o cadastro biométrico obrigatório dentro do prazo porque resultaram no indevido cerceamento do direito de votar.

O PT e o PCdoB também participaram do processo e, segundo as legendas, o maior número de eleitores que não poderão votar está no Nordeste.

Para os partidos, a maioria dos títulos cancelados é de cidadãos humildes que não tiveram acesso à informação para cumprir a formalidade.

A data limite para cadastramento e atualização foi 9 de maio.

De acordo com o TSE, 60.173 mil catarinenses acertaram a situação eleitoral para este pleito.

Fonte: DC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.