27.08.2025 às 09:53h - Geral
Santa Catarina se consolidou como referência nos pilares de Segurança Pública e Capital Humano no ranking de Competitividade dos Estados 2025, um levantamento anual realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria. O Estado ficou em primeiro lugar nestes dois pilares e ainda se classificou como segundo estado mais competitivo do Brasil pela oitava vez seguida.
Segundo o levantamento, a manutenção de Santa Catarina na vice-liderança se dá pela primeira colocação nestes dois pilares.
Com o resultado de 2025, o Estado tem a melhor qualificação da região Sul, em 2º lugar, seguido por Paraná, em 3º, e Rio Grande do Sul, em 5º.
O Estado também ficou em segundo lugar em Educação e Sustentabilidade Social; terceiro em Potencial de Mercado e quarto em Infraestrutura. Por outro lado, perdeu oito posições e ocupa agora a 11ª posição em Eficiência da Máquina Pública.
Como é feito o ranking?
Na 14ª edição do ranking de Competitividade dos Estados, a avaliação das 27 unidades federativas foi feita a partir de 100 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros. São eles:
- Infraestrutura;
- Sustentabilidade Social;
- Segurança Pública;
- Educação;
- Solidez Fiscal;
- Eficiência da Máquina Pública;
- Capital Humano;
- Sustentabilidade Ambiental;
- Potencial de Mercado;
- Inovação.
Neste ano, também foi incluído o indicador de feminicídio. Para Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP, tomar decisões com base em dados e evidências é essencial para tornar o setor público mais eficiente.
— O ranking é uma ferramenta estratégica nesse processo, pois orienta a formulação de políticas públicas a partir de diagnósticos precisos, indicadores consolidados e análise de desempenho. Com ele, o poder público avança para decisões cada vez mais embasadas em informações concretas e menos em opiniões — afirma.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook