cresol mobile

27.08.2020 às 13:44h - atualizado em 27.08.2020 às 13:52h - Agricultura

Santa Catarina possui sistema gratuito para rastreabilidade de hortifrutigranjeiros

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Santa Catarina possui sistema gratuito para rastreabilidade de hortifrutigranjeiros

Continua depois da publicidade

O sistema disponibilizado pela Cidasc gera o cadastro do produtor primário e da sua produção, com um código específico para a rastreabilidade de seus produtos. Também possibilita imprimir o caderno de campo e oferece exemplos de etiquetas, QR Code, e do cartaz para expositor. Tudo isso gratuitamente.

Conforme o engenheiro agrônomo, extensionista da Epagri de Itapiranga, Juliano Encarnação, compete a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca por meio da Cidasc, viabilizar a implantação da rotina do monitoramento e fiscalização dos resíduos de agrotóxicos nos alimentos.

Destaca que o cadastro do e-origem, tem parceria da Epagri com orientação aos produtores sem cobrança de serviço. Encarnação salienta que o produtor catarinense não precisa pagar por este serviço e pode regularizar a situação usando a internet na sua propriedade ou procurar auxilio nos escritórios da Epagri.

Empresas cobram por serviço de rastreabilidade. Extensionista da Epagri afirma que a plataforma de acesso é bem simples e permite que o cadastro seja feito de casa. Encarnação reforça que o produtor também pode procurar escritório da Epagri que presta auxilio. O agrônomo salienta que Santa Catarina já possui a obrigatoriedade da rastreabilidade e quase todos os produtores já possuem este cadastro.

Encarnação lembra que o sistema E-origem disponibiliza o caderno de campo, QR Code e impressão de etiqueta cartazes de exposição para os mercados. Segundo o extensionista, alguns supermercadistas também não possuem o devido esclarecimento, pois não tem necessidade de exigir do fornecedor um contrato com empresas que prestam este serviço. Avalia ainda que o consumidor tem garantia de comprar um produto limpo e que pode ser conferido sua origem com QR Code no momento da compra.

O cadastro é preciso de atualização anualmente.


Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.