27.08.2020 às 07:22h - atualizado em 27.08.2020 às 08:17h - Polícia
O Pelotão de Patrulhamento Tático completou nesta semana 19 anos de criação na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do tenente coronel e comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, Jailson Franzen. De acordo com ele, a data foi comemorada na última segunda-feira, dia 24 de agosto.
Conforme ele, o PPT é uma fração, ou seja, parte do efetivo do batalhão destinada para esse setor. Segundo Franzen, os policiais que atuam nesse segmento são treinados e equipados assim como os demais integrantes da corporação. Ele afirmou que o PPT atua diretamente no atendimento das ocorrências que superam as condições de normalidade e que estariam a cargo das guarnições de radiopatrulha. Ele destacou que a unidade tem um preparo diferenciado e por isso atende ocorrências mais complexas que as rotineiras.
Franzen ressaltou que 16 policiais militares atuam diretamente no Pelotão de Patrulhamento Tático na região Extremo Oeste de Santa Catarina. Ele comentou que para integrar a equipe do PPT os policiais passam por uma seleção interna na corporação. Ele disse que feito esse procedimento os escolhidos passam por treinamentos e após a conclusão desse processo, os policiais estão aptos a aplicar essa técnica diferenciada tanto na parte preventiva quanto na parte de respostas as ocorrências.
Jailson Franzen reforçou que o PTT é somente acionado em casos de maiores complexidades como, por exemplo, em manifestações, retomadas de posses e policiamento em grandes eventos, além de operações de maiores riscos. Ele declarou que os policiais que atuam no Pelotão de Patrulhamento Tático possuem armas diferenciadas dos demais profissionais do batalhão.
Ele citou que questões de disciplina, autocontrole e resistência à fadiga também são trabalhos com a equipe que compõem o PPT na região. O tenente coronel e comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, Jailson Franzen mencionou ainda que o PPT serve como uma unidade de apoio do batalhão, podendo agir em qualquer município do Extremo Oeste de Catarina.
Comentar pelo Facebook