27.08.2019 às 17:03h - atualizado em 27.08.2019 às 21:13h - Geral

Vigilância Sanitária de Descanso notifica responsáveis por queimadas no perímetro urbano

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Vigilância Sanitária de Descanso notifica responsáveis por queimadas no perímetro urbano

Continua depois da publicidade

De acordo com a fiscal da vigilância sanitária de Descanso, Elaine Melz, no município é frequente a queimada de sacolas de plástico, pneus, galhos e folhas, sobras de construção, a vegetação em jardins e beira de estrada.

Ela afirma que além do risco a saúde de pessoas e animais, as queimadas nesta época do ano, com a falta de chuvas e a vegetação seca devido à geada, oferecem risco grande do fogo sair do controle.

A fiscal orienta que folhas e galhos sejam utilizados como proteção e posterior adubação do solo e os demais materiais plásticos e pneus destinados para a correta recolha. Elaine comenta que a unidade de saúde tem atendido pacientes com tosse, dor na garganta, cansaço, falta de ar, dor de cabeça, ronquidão, lacrimejamento e vermelhidão dos olhos e doenças respiratórias, que são todos sintomas da fumaça das queimadas.

Em Descanso, sete responsáveis por queimadas no perímetro urbano foram identificados e autuados. Após a notificação da vigilância sanitária, ocorre o julgamento da comissão e a aplicação de multa.

A fiscal da vigilância sanitária ressalta que as queimadas no perímetro urbano são proibidas por lei, tanto no código sanitário municipal, como na legislação municipal, estadual e nacional.

Elaine Melz ressalta que os moradores são frequentemente orientados sobre a proibição desta prática e quem é flagrado queimando materiais na cidade é notificado e poderá ser multado. A fiscal sanitária enfatiza que somente neste ano já foram aplicadas multas que variam de R$ 600 a R$ 1.300,00, valor que depende do tipo de material que é queimado, da quantidade, se houve flagrante e os prejuízos que causou as pessoas e ao local da prática.

Foto(s): VISA Descanso

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.