cresol mobile

27.07.2020 às 14:42h - atualizado em 27.07.2020 às 15:36h - Segurança

Farmácias de Iporã do Oeste aderem à campanha Sinal Vermelho contra violência doméstica

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Farmácias de Iporã do Oeste aderem à campanha Sinal Vermelho contra violência doméstica

Continua depois da publicidade

A campanha é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, CNJ, em parceria com a PM e farmácias. Conforme o sargento Milton Wolf, comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, em contato prévio feito com os estabelecimentos farmacêuticos, houve boa recepção e aceitação quanto à divulgação da campanha.

O sargento destaca que os responsáveis pelas farmácias já receberam capacitação e as orientações para adesão a campanha.

Segundo o comandante, as farmácias foram escolhidas para representar o comércio nesta campanha, devido ao entendimento de que já são estabelecimentos que costumam atender grande parcela da população feminina. A ideia é que se a mulher tiver sido vítima de violência procure uma farmácia, e sinalize ao atendente com um X vermelho na palma da mão, indicando pedido de ajuda.

As cinco farmácias de Iporã do Oeste manifestaram interesse em aderir à campanha e até esta segunda-feira três já finalizaram o cadastro no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Após a aprovação deste cadastro, o sargento Milton Wolf explica que os estabelecimentos estarão habilitados e serão identificadas com o cartaz da campanha.

De acordo com o comandante, os atendentes estarão capacitados para prestar o atendimento à mulher que sinalizar o pedido de ajuda, sendo que o encaminhamento poderá ser feito no próprio estabelecimento, a partir do acionamento imediato da PM, ou o registro posterior conforme a vítima preferir.

O sargento lembra que a importância da campanha também se justifica porque os órgãos de segurança temem que devido a pandemia as mulheres saem menos de casa e tenham dificuldade de fazer a denúncia.

Na semana passada ocorreu no estado, o primeiro atendimento a vítima de violência em uma farmácia, por meio da campanha Sinal Vermelho.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.