Publicidade

27.07.2018 às 14:00h - atualizado em 28.07.2018 às 08:20h - Saúde

Saúde de Tunápolis alerta sobre vacinação contra poliomielite e sarampo

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Saúde de Tunápolis alerta sobre vacinação contra poliomielite e sarampo

Continua depois da publicidade

A campanha nacional de vacinação será realizada de 06 a 31 de agosto. Também haverá o dia D, em 18 de agosto, com atendimento durante a manhã e tarde deste sábado.

A enfermeira da unidade de saúde de Tunápolis, Paola Pressi, explica que o público alvo são crianças de até cinco anos incompletos.

Ela lembra que as doenças da poliomielite e do sarampo foram erradicadas no Brasil na década de 1990. Mas diante do risco da volta destas doenças e de novos casos registrados no país o Ministério da Saúde decidiu mudar a estratégia de imunização e retomar as campanhas específicas.

Paola afirma que a campanha continuou sendo realizada mesmo após a erradicação das doenças, mas o problema é que muitos pais não estão levando as crianças para a vacinação.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, e os sintomas aparecem somente 14 dias após o contato com a doença, que pode levar a morte se não for tratada corretamente.

A transmissão ocorre pelo ar, pela saliva, no parto, na amamentação e até no contato com a pele da pessoa contaminada.

A enfermeira da unidade de saúde de Tunápolis cita que os principais sintomas são tosse, corisa, olhos inflamados, dor de garganta, início de febre e irritação na pele com manchas vermelhas.

Já a poliomielite é causada por um vírus que vive no intestino. A transmissão ocorre por meio do contato com a pessoa contaminada, caso não sejam mantidas as condições ideais de higiene.

As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos.

Paola Pressi lembra que neste período da campanha os profissionais também irão aproveitar para conferir a caderneta de vacinação e identificar se mais alguma vacina está em atraso.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

AL Contabilidade
Advocacia Fávero

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.