27.06.2025 às 08:05h - Santa Catarina

SC tem aumento de 11% em atendimentos por intoxicação

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

SC tem aumento de 11% em atendimentos por intoxicação
Foto: Divulgação, NSC Total

Em 2024, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) realizou 28.910 atendimentos, número que representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Entre os principais motivos de assistência estão casos relacionados a medicamentos (29,6%), acidentes com animais peçonhentos (21,4%) e exposição a produtos químicos de limpeza e higienização (4,3%). Os dados são do Relatório Anual da instituição, divulgado em junho deste ano.

De acordo com a SES, as estações da primavera e do verão concentram a maior parte das ocorrências. Além disso, no caso dos medicamentos, 42,3% das intoxicações foram acidentais.

Já em relação aos animais peçonhentos e venenosos, as aranhas lideram os acidentes em 2024, ocupando 55,5% das ocorrências. Em seguida, vêm as lagartas (19%) e as serpentes (9,1).

— Com essas informações publicadas, a população toma conhecimento dos principais agentes causadores das intoxicações e envenenamentos, auxiliando na prevenção e cuidados referentes a estes agentes — salienta a gerente do CIATox/SC, Danielle Bibas Legat Albino.

O CIAtox é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e mantido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os atendimentos são realizados gratuitamente pelo número 0800-643-5252.

Dados acumulados nos últimos 10 anos

O relatório também aponta dados acumulados na última década. Foram 192 registros de acidentes com escorpião-amarelo, com pico em 2021.

Quanto aos atendimentos que envolveram algum tipo de droga de abuso, o álcool, a cocaína e a maconha lideram os entorpecentes mais frequentes. A cocaína esteve presente em 72% dos óbitos associados ao uso de drogas de abuso.

As informações reveladas refletem o trabalho contínuo de profissionais e estudantes que atuam em regime de plantão, 24 horas por dia, sete dias por semana. São prestadas orientações técnicas em caráter de urgência, emergência, além de ações educativas e preventivas direcionadas tanto a profissionais de saúde quanto aos cidadãos.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.