27.06.2023 às 13:38h - atualizado em 27.06.2023 às 13:47h - Geral
O município de Itapiranga desenvolve vários projetos sociais para atender diferentes grupos de pessoas em vulnerabilidade. O maior público atendido é de imigrantes, com aproximadamente dois mil estrangeiros vivendo no município. Algumas ações demandam de maior investimento e nestes casos são buscados recursos do governo federal.
Conforme a Secretária de Assistência Social, Simone Felin, Itapiranga é um dos 15 municípios brasileiros contemplados com recursos para atender os imigrantes em situação de vulnerabilidade. Na semana passada, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social repassou R$ 636 mil reais para aplicação em plano de ação que já foi elaborado.
Simone Felin afirma que este recurso será fundamental para manter a política de acolhimento dos imigrantes. Conforme a Secretária de Assistência Social, o município contribui com distribuição de sexta básica, colchões e edredons. Ela salienta que desde o ano passado o município não havia mais recebido recursos do governo federal para esta finalidade e manteve a Lei de Benefício Eventual com verba própria.
A Secretária de Assistência Social de Itapiranga, salienta que os R$ 636 mil reais que foram destinados para este programa, é fruto de uma visita que ela realizou ano passado, em Brasília. Simone comenta que a viagem a capital federal foi positiva para que o município siga com políticas de assistência aos estrangeiros que chegam em busca de trabalho.
A partir desta terça-feira, 27, Simone Felin participa de vários eventos do colegiado nacional da assistência social em Florianópolis. Ela está acompanhada de outros profissionais da Secretaria. Na pauta estará a implantação de programas que visam garantir verba fixa para assistência social. A meta é estabelecer percentual como ocorre com educação e saúde.
Simone também estará durante a semana na Assembleia Legislativa a convite da deputada Luciane Carminatti. Na ALESC o foco estará em ações de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social. A secretária considera que Itapiranga ainda possui condições de ampliar suas políticas públicas na área de assistência social.
Comentar pelo Facebook