27.06.2022 às 10:39h - Agricultura
Começou oficialmente na última semana o inverno brasileiro. A estação segue até o dia 22 de setembro e é fundamental para a agricultura, desde as culturas, até o controle de pragas.
De acordo com o gerente regional da Epagri, Sidinei Simon, o período é fundamental principalmente para as lavouras de trigo que neste ano terão uma importância ainda maior visto a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Ambos países são grandes produtores do cereal e destinam boa parte para a exportação, situação totalmente contrária neste ano.
Segundo Simon, os impactos já podem ser percebidos pelos consumidores brasileiros em relação ao preço do pão francês e demais produtos que constam o trigo como ingrediente. Ele afirmou que o trigo é a cultura que mais se beneficia com o frio, além de algumas espécies de mudas frutíferas. Ele destacou que em relação ao cereal, a expectativa é de uma boa safra na região Extremo Oeste, o que é extremamente positivo e faz com que o estado catarinense dependa menos da importação desse produto.
Outro ponto animador é que a tendência para os próximos meses é de temperaturas normais para a época do ano, ou seja, com dias de frio intenso e que são de extrema importância para a agricultura. Simon frisou que as baixas temperaturas também diminuem os problemas de pragas e doenças nas lavouras de primavera e verão, fazendo com que os produtores usem menos defensivos e cultivem produtos mais saudáveis.
O gerente regional da Epagri alertou que apesar dos benefícios, as temperaturas negativas e formações de geadas também podem causar prejuízos para as lavouras de trigo no Extremo Oeste, sendo que em alguns casos pode até ocorrer a perda da safra e por isso é recomendável que os agricultores tenham seguro e acionem o mesmo em caso de necessidade.
Simon comentou que as baixas temperaturas também dificultam o trabalho com o gado leiteiro e por isso a orientação é que as famílias trabalhem nesse período com pastagens perenes, amenizando um pouco os transtornos causados pela estação do inverno na região.
Comentar pelo Facebook