27.06.2022 às 20:23h - atualizado em 28.06.2022 às 10:51h - São Miguel do Oeste
Foi realizada na noite desta segunda-feira, 27, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste uma Audiência Pública visando a instalação de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na região Extremo Oeste do estado.
O evento foi uma realização da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, através do deputado, Pedro Uczai (PT), com apoio da Ameosc e contou com a participação do reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, além de diversas autoridades regionais.
Para o presidente da Ameosc, Ivan Canci, a região é estratégica e precisa de uma universidade federal para fortalecer o conhecimento e ampliar as possibilidades dos jovens e da comunidade do Extremo Oeste.
Pedro Ucsai, destacou que o momento não está propício para a educação devido os cortes feitos pelo governo federal na área da educação. Para Ucsai, o caminho passa pela educação e é preciso lutar para que o projeto de expansão das universidades públicas, principalmente em Santa Catarina como o que aconteceu com os Institutos Federais.
O reitor, Marcelo Recktenvald, destacou em sua fala que este é um caminho longo até a possibilidade ou não da criação de um campus da universidade em São Miguel do Oeste. De acordo com ele, a demanda da sociedade foi ouvida, e que agora o próximo passo é ouvir os conselhos da UFFS e aí buscar a expansão da faculdade federal.
A Instituição
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública e popular. Abrange os 396 municípios da Mesorregião Fronteira Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Tem campus em Chapecó (SC) – sede da instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional – visando o desenvolvimento regional integrado, pela valorização e superação da matriz produtiva - e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).
Assista:
Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook