27.06.2018 às 08:17h - Economia

Rota do Milho entra em operação em julho

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Rota do Milho entra em operação em julho

O lançamento oficial da Rota do Milho está confirmado para os dias 12 e 13 de julho, durante um encontro internacional de empresários ligados as indústrias produtoras e consumidoras do grão.

O sub-coordenador no Núcleo Estado de Faixa de Fronteira, Flávio Berté afirmou que o trajeto é visto pela agroindústria como uma das melhores alternativas para suprir a demanda do grão em Santa Catarina, que é o maior exportador de carne suína do Brasil e o segundo maior de carne de frango.

Ele lembra que grande parte do milho consumido no estado, e especialmente no Oeste, já vem do Paraguai, porém, via Foz do Iguaçu. A nova rota deve encurtar cerca de 300km.

A carga com o cereal sairá do Paraguai, passará pela Argentina e entrará no Brasil pela aduana de Dionísio Cerqueira. Além da economia de tempo, a redução da distância deve reduzir os custos com frete.

Programação para o lançamento

Os atos que marcarão o início da Rota do Milho começam às 10h do dia 12 de julho, em Porto Piray, Misiones, na Argentina. Flávio comenta que programação inclui apresentação das potencialidades turísticas da região, encontro de negócios com empresários e representantes de cooperativas dos três países e encontro do Bloco Regional de Intendentes, Perfeitos, Alcaldes e Empresários do Mercosul. No fim do dia, às 19h, será realizado o 1º Seminário de Integração Conexão Transfronteiriça.

Na sexta-feira, 13 de julho, será feito o trajeto. Haverá atos nos principais locais de passagem do milho, começando pelo Porto 7 de Agosto, em Carlos Antonio López, no Paraguai, de onde partem os caminhões em balsa pelo Rio Paraná, chegando até Porto Piray, na Argentina. Às 11h30, está prevista a entrada dos caminhões no Brasil, por Dionísio Cerqueira, em mais um ato com a presença do Governo dos três países. A programação termina em Chapecó, às 18h, com a chegada das primeiras cargas de milho.

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.