27.05.2025 às 09:40h - atualizado em 27.05.2025 às 09:43h - Geral

AEST debate o programa de desenvolvimento econômico local

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

AEST debate o programa de desenvolvimento econômico local

Município está em processo de implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local, o DEL. A iniciativa é da Associação Empresarial, que está mobilizando o governo municipal em parceria com a FACISC. Segundo a Presidente da AEST, Luize Schroeder, já ocorreu uma visita técnica na cidade de Treze Tílias para conhecer iniciativas que deram certo a partir da implantação do DEL.

Fizeram parte da comitiva integrantes do governo municipal e da Associação Empresarial. O objetivo é mostrar exemplos de ações que impactam no desenvolvimento econômico. Luize avalia que é preciso o envolvimento de lideranças comunitárias, setor produtivo e poderes Executivo e Legislativo em uma união de esforços para um resultado que favoreça a todos.

A Presidente da AEST avalia que a principal motivação dos empresários é de lucrar com o desenvolvimento do município onde as empresas estão instaladas. Luize Schroeder destaca que o Desenvolvimento Econômico Local envolve um conjunto de práticas e estratégias que visam melhorar a economia do município.

O programa colabora para implantação de inovação na gestão pública visando criação de empregos e o fortalecimento da economia local. Esses elementos são fundamentais para entender como o desenvolvimento econômico pode ser promovido em nível local.

A Associação Empresarial também desenvolve ações em parceria com a FACISC para contribuir com os empresários de Tunápolis e Santa Helena. Conforme a Presidente da Associação Empresarial, foi realizado um evento com a assessoria jurídica da FACISC visando esclarecer dúvidas dos empresários.

Luize Schroeder destaca o programa que visa reduzir a carga tributária no pagamento de funcionários. É uma maneira legal de gastar menos e remunerar melhor os colaboradores das empresas. Luize chama atenção que isso ocorre com o uso de cartões, prêmios, vales e benefícios que não são tachados. Este mecanismo vale até mesmo para o meio rural, pois diversas propriedades utilizam funcionários e acabam tendo custos consideráveis.

Associações Empresariais dão respaldo jurídico para os empresários utilizarem formas de pagamento, sem aumentar impostos. A Presidente da AEST, Luize Schroeder destaca a importância de os empreendedores terem conhecimento da legislação e utilizarem meios legais de pagamento de seus colaboradores.

A falta de conhecimento acaba atrapalhando algumas medidas que são favoráveis para as empresas. A Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis procura mobilizar os empresários para aderirem aos serviços oferecidos pela Associação. Segundo Luize Schroeder novas ações devem ocorrer para esclarecer as possibilidades que são oferecidas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.