27.05.2025 às 09:40h - atualizado em 27.05.2025 às 09:43h - Geral
Município está em processo de implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local, o DEL. A iniciativa é da Associação Empresarial, que está mobilizando o governo municipal em parceria com a FACISC. Segundo a Presidente da AEST, Luize Schroeder, já ocorreu uma visita técnica na cidade de Treze Tílias para conhecer iniciativas que deram certo a partir da implantação do DEL.
Fizeram parte da comitiva integrantes do governo municipal e da Associação Empresarial. O objetivo é mostrar exemplos de ações que impactam no desenvolvimento econômico. Luize avalia que é preciso o envolvimento de lideranças comunitárias, setor produtivo e poderes Executivo e Legislativo em uma união de esforços para um resultado que favoreça a todos.
A Presidente da AEST avalia que a principal motivação dos empresários é de lucrar com o desenvolvimento do município onde as empresas estão instaladas. Luize Schroeder destaca que o Desenvolvimento Econômico Local envolve um conjunto de práticas e estratégias que visam melhorar a economia do município.
O programa colabora para implantação de inovação na gestão pública visando criação de empregos e o fortalecimento da economia local. Esses elementos são fundamentais para entender como o desenvolvimento econômico pode ser promovido em nível local.
A Associação Empresarial também desenvolve ações em parceria com a FACISC para contribuir com os empresários de Tunápolis e Santa Helena. Conforme a Presidente da Associação Empresarial, foi realizado um evento com a assessoria jurídica da FACISC visando esclarecer dúvidas dos empresários.
Luize Schroeder destaca o programa que visa reduzir a carga tributária no pagamento de funcionários. É uma maneira legal de gastar menos e remunerar melhor os colaboradores das empresas. Luize chama atenção que isso ocorre com o uso de cartões, prêmios, vales e benefícios que não são tachados. Este mecanismo vale até mesmo para o meio rural, pois diversas propriedades utilizam funcionários e acabam tendo custos consideráveis.
Associações Empresariais dão respaldo jurídico para os empresários utilizarem formas de pagamento, sem aumentar impostos. A Presidente da AEST, Luize Schroeder destaca a importância de os empreendedores terem conhecimento da legislação e utilizarem meios legais de pagamento de seus colaboradores.
A falta de conhecimento acaba atrapalhando algumas medidas que são favoráveis para as empresas. A Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis procura mobilizar os empresários para aderirem aos serviços oferecidos pela Associação. Segundo Luize Schroeder novas ações devem ocorrer para esclarecer as possibilidades que são oferecidas.
Comentar pelo Facebook