27.05.2024 às 12:23h - atualizado em 28.05.2024 às 09:00h - Vacina
A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste iniciou nesta segunda feira, 27, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.
De acordo com a técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacinas, Karin Blatt, a vacina está disponível para crianças menores de cinco anos de idade, de forma gratuita até o dia 14 de junho.
O esquema de vacinação é de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de vida e duas doses de reforço da vacina oral poliomielite com 1 ano e 3 meses e 4 anos de idade.
Ela destaca que as crianças de dois, quatro e seis meses irão receber a vacina de forma injetável. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave, contagiosa, que tem como característica a paralisia nos membros inferiores de forma irreversível. A pessoa infectada pelo vírus que causa a doença deve ser hospitalizada para tratar os sintomas, mas não há tratamento específico para a poliomielite. A vacinação é a única forma de prevenção.
A técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde de Iporã do Oeste explica que a vacinação contra a poliomielite surgiu no brasil nos anos 80 quando havia um alto índice de crianças com paralisia infantil. Com o passar dos anos, as campanhas foram sendo intensificadas.
Karin Blatt lembra aos pais ou responsáveis para que tragam as crianças até a sala de vacinas, munidos da carteirinha de vacinação e cartão SUS, em horário normal de atendimento da Unidade de Saúde, de segunda à sexta feira, no horário das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h, para realizar a vacinação.
Comentar pelo Facebook