27.05.2023 às 10:53h - Vacina
Os 30 municípios de abrangência da Regional de Saúde de São Miguel do Oeste estão abaixo da meta de vacinação contra a Gripe. Várias situações não atingem 50% do índice recomendado. Conforme a enfermeira responsável pela vacinação no Extremo Oeste, Dila Pozzatti, até o momento não teve qualquer informação sobre a prorrogação do prazo final estabelecido para 31 de maio. Ela chama atenção para o aumento de consultas e internações em decorrência de problemas causados pela Influenza.
Dila considera a situação preocupante, pois a vacina é gratuita e está disponível para todas as pessoas acima de seis meses de vida. Inicialmente a campanha era destinada para grupos prioritários como idosos, portadores de doenças crônicas e profissionais da saúde.
Dila Pozzatti afirma que a baixa procura por vacina é um problema mundial e que também afeta diretamente o Brasil e a nossa região. A enfermeira avalia que alguns fatores acabam influenciando diretamente no comportamento errado das pessoas em não buscarem a imunização para doenças que estão presentes no dia a dia.
Segundo Dila, as falsas informações de que a vacina causa problemas para a saúde estão entre os destaques pela baixa procura. A coordenadora regional de vacinação lamenta situações que significam falha grave da prevenção de doenças. Para Dila Pozzatti, a Gripe tem causados problemas graves de saúde e resulta em aumento significativo por consultas em pronto socorros e unidades de saúde dos municípios.
Itapiranga e São João do Oeste estão com índices abaixo de 50% de vacinação contra a Gripe. Conforme a responsável pela vacinação na Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, a campanha de vacinação iniciou em 10 de abril e atinge apenas 49% da população no Extremo Oeste. Ela reforça que o prazo termina, dia 31 de maio e ainda é possível receber a dose.
Dila chama atenção que os municípios realizam inclusive atendimento especial nas salas de vacina para facilitar o acesso da população. A meta de superar 90% de vacinação está longe de ser alcançada. Dila Pozzatti relata que Itapiranga tem índice de apenas 42% de vacinação, São João do Oeste atingiu 46% da população. Já Tunápolis tem número mais positivo, com 61% dos munícipes vacinados contra a Gripe.
Comentar pelo Facebook