27.05.2022 às 07:44h - atualizado em 27.05.2022 às 08:29h - Infraestrutura

Terraplanagem marca início das obras do novo porto seco em Dionísio Cerqueira; vídeo

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Terraplanagem marca início das obras do novo porto seco em Dionísio Cerqueira; vídeo
Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin

Terraplanagem marcou o início das obras no pátio onde será construído o novo porto seco no município de Dionísio Cerqueira. A empresa Multilog tem 18 meses para concluir a construção da nova aduana de cargas, prazo este que já está em andamento desde novembro passado. Os trabalhos começaram na quarta-feira, 25. Os detalhes são da vice-prefeita de Dionísio Cerqueira Bianca Bertamoni.

A previsão da empresa é que durante 60 dias o pátio receba estas adequações. E a partir disso, começará a construção efetiva do porto seco pelo pátio de manobra dos caminhões. São mais de 300 mil metros quadrados de área que está sendo adequada antes das obras estruturais.

Bianca também relatou que a prefeitura já está buscando, junto ao governo do Estado, a construção de um trevo de acesso ao porto seco na BR-163, nas proximidades do acesso ao Distrito de Idamar. O governo catarinense deverá investir mais de R$ 5 milhões nesta obra, além das marginais que darão acesso ao pátio e à área industrial, que está em processo de desapropriação. Ela ainda lembrou que a partir de agosto deste ano, todas as empresas de Santa Catarina que importam do Mercosul serão obrigadas a passarem pela nova aduana em Dionísio Cerqueira. Com isso, a previsão é receber 500 caminhões por dia no pátio. A assinatura do contrato para concessão à iniciativa privada ocorreu no dia 11 de novembro passado no CTG em Dionísio Cerqueira. O investimento de R$ 50 milhões é fruto de debates entre a prefeitura, Receita Federal e o governo de Santa Catarina.

A vice-prefeita Bianca, afirmou que o investimento trará desenvolvimento econômico para toda a região Extremo-Oeste com previsão de gerar até 20 mil empregos nos próximos dez anos. A vice comentou que muitos empresários locais, regionais e de outras localidades do Estado catarinense já estão contatando a prefeitura para saber das áreas empresariais disponíveis visando futuro investimento com a nova aduana de cargas. Isso se deve, segundo ela, à logística somada à revitalização da BR-163 entre Dionísio Cerqueira e Guaraciaba.

vídeo


Foto(s): Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.