cresol mobile

27.05.2020 às 16:37h - atualizado em 28.05.2020 às 08:04h - Coronavírus

Teste rápido confirma primeiro caso de Covid-19 em Descanso

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Teste rápido confirma primeiro caso de Covid-19 em Descanso

Continua depois da publicidade

A confirmação do primeiro caso de coronavírus em Descanso ocorreu nesta quarta-feira, por meio de teste rápido. A mulher, entre 30 a 40 anos, está em isolamento domiciliar desde o dia 20 de maio. Seu estado de saúde é considerado bom.

De acordo com a técnica de vigilância epidemiológica, Edilene Lorenski, a paciente já vinha sendo monitorada e estava em isolamento há vários dias, juntamente com sua família, por ter apresentado sintomas gripais. Após a confirmação, as medidas de proteção já instituídas se mantém, com aumento do período de isolamento conforme critérios técnicos.

Conforme o secretário de Saúde, Cleber Rech, a paciente, moradora de Descanso, não realizou viagem recente, e ainda não há confirmação de onde o vírus possa ter sido contraído. Ele acredita que como a mulher trabalha em outro município, a contaminação pode ter ocorrido fora de Descanso.

O secretário esclarece que o coronavírus foi confirmado por teste rápido, e por orientação do Ministério da Saúde, para coleta e envio ao Lacen, o paciente precisa estar internado, o que não é o caso. Descanso recebeu 60 testes rápidos do governo, e comprou mais 140 testes por licitação realizada pelo Conder.

Rech cita que desde março estão sendo realizadas diversas ações no combate ao coronavírus, como a criação do Comitê de Crise, a confecção e entrega de máscaras, repasse de orientações diárias pelos meios de comunicação e profissionais da saúde e a compra de EPIs para os profissionais. Ele afirma que mesmo com todas as ações é necessário que a população siga as orientações, sem necessidade de pânico.

O secretário de Saúde reforça o pedido para que a população fique em casa, use máscara ao sair, higienize as mãos com freqüência e mantenha o distanciamento social.

No momento, Descanso possui mais um caso suspeito aguardando resultado.

Fonte: Ascom Descanso/Rádio Oeste FM

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.