27.04.2022 às 12:25h - atualizado em 27.04.2022 às 13:02h - Meio Ambiente
Os moradores da comunidade de Linha Santa Fé Baixa, no interior de Itapiranga, realizaram contribuição em dinheiro para a compra de alevinos que foram soltos na manhã desta quarta-feira, 27, em riachos na comunidade no interior de Itapiranga.
Conforme o líder comunitário e idealizador da campanha, Bruno Wolfart, a ideia surgiu ainda durante a rigorosa estiagem. Muitos cursos de água secaram por completo e não restou qualquer peixe. Ele destaca ainda problemas graves enfrentados em anos anteriores com poluição industrial e de dejetos suínos que causaram a morte de grande quantidade de peixes.
Wolfart cita que era preciso fazer alguma coisa para devolver vida ao Lajeado Santa Fé e alguns afluentes.
Os moradores da comunidade de Santa Fé Baixa aproveitaram a campanha da Associação dos Criadores de Peixes de Itapiranga para comprarem três mil alevinos, sendo mil Lambaris e dois mil Jundiás.
Bruno Wolfart procurou a reportagem do Portal Peperi para acompanhar o trabalho, desde a retirada dos alevinos que foram entregues na manhã desta quarta-feira, 27, no Pavilhão da Igreja Matriz até serem soltos no Lajeado Santa Fé. Wolfart destaca ainda que será criada uma comissão para acompanhar e ampliar as ações em prol do povoamento de peixes nativos.
No próximo sábado, 30, será realizada uma galinhada comunitária e missa campal a beira do Lajeado Santa Fé para reforçar o trabalho coletivo dos moradores para devolver a vida aquática em riachos da comunidade.
Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook