X DEBATE

27.03.2018 às 11:00h - atualizado em 27.03.2018 às 11:48h - Agricultura

Cidasc Epagri e Ceasa realizam workshop sobre a qualidade dos alimentos

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Cidasc Epagri e Ceasa realizam workshop sobre a qualidade dos alimentos
Foto: Marcos de Lima / Rede Peperi

A Cidasc juntamente com a Epagri e as Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina realizaram nesta terça-feira, 27, um workshop sobre o programa e-Origem e a qualidade dos alimentos. O debate foi realizado no auditório do IFSC de São Miguel do Oeste.

Segundo o gerente da Cidasc de São Miguel do Oeste, Cláudio Trombetta, o programa e-Origem surgiu em 2017 para que os consumidores possam saber a origem de frutas, verduras e legumes cultivados em solo catarinense, além de dados sobre o uso de agrotóxicos nos alimentos. Segundo ele, é fruto de um trabalho que iniciou em 2005. O objetivo principal é garantir a qualidade dos alimentos produzidos no Estado e que as pessoas saibam o que estão colocando em suas mesas.

O e-Origem traz um registro da movimentação dos vegetais ao longo de toda cadeia produtiva, desde o produtor até o comércio. Além disso, facilita o monitoramento do uso de agrotóxicos nos hortifrutigranjeiros e também atende a uma demanda dos consumidores, cada vez mais interessados em saber quem produz seus alimentos.

Para aderir ao Programa, os produtores rurais devem se cadastrar no Sistema da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, onde irão inserir as informações sobre cada produto. Esse banco de dados irá gerar uma etiqueta que deve ser colada na embalagem.

Foto(s): Marcos de Lima / Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.