27.02.2026 às 09:12h - São Miguel do Oeste

Hospital Regional lança projeto inédito para ampliar segurança do paciente

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Hospital Regional lança projeto inédito para ampliar segurança do paciente
Foto: Divulgação, Ascom

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – Instituto Santé deu mais um passo para fortalecer a qualidade da assistência. A unidade lançou o projeto “Guardiões da Segurança do Paciente”, que reúne colaboradores com perfil estratégico para atuar na prevenção de riscos e na promoção de um atendimento mais seguro.

A iniciativa é desenvolvida em conjunto com o Núcleo de Segurança do Paciente e aposta na participação ativa das equipes como principal ferramenta de transformação.

De acordo com a presidente do Núcleo, Dione Klement, o novo modelo de trabalho busca ampliar o envolvimento dos profissionais no dia a dia hospitalar.

“É um formato mais participativo e estratégico. A segurança do paciente não pode ser responsabilidade de um setor apenas ela precisa estar presente em todas as áreas”, destaca.

Os colaboradores escolhidos para integrar o grupo foram selecionados pelo perfil proativo e compromisso com boas práticas assistenciais. Eles passam a atuar como referência dentro de seus setores, incentivando condutas seguras e reforçando protocolos.

Tecnologia e mascote para engajar equipes

Uma das novidades do projeto é o mascote Gaio, um ouriço criado pelo Núcleo. Com apoio de inteligência artificial, ele divulga informações importantes, campanhas internas e orientações sobre segurança.

O símbolo não foi escolhido por acaso. O ouriço representa proteção — uma metáfora para o cuidado constante necessário na assistência hospitalar.

A meta do hospital é clara: consolidar uma cultura em que a segurança seja prioridade absoluta e parte da rotina de todos os profissionais.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.