27.02.2025 às 08:43h - atualizado em 27.02.2025 às 23:25h - Polícia
O GAECO deflagrou na manhã desta quinta-feira, 27, a Operação Mística, em dois municípios da região. A ação foi em apoio a investigação da Promotoria de Justiça de Itapiranga e resultou em nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela Comarca de Itapiranga.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, GAECO, cumpriu os mandados de busca e apreensão em decorrência de uma investigação que tem por objetivo apurar suposta fraude em licitação pública e associação criminosa por meio de contratos realizados com "empresa laranja".
Por meio de denúncia formulada ao Ministério Público catarinense, o GAECO promoveu a investigação e levantamento de informações que indicaram o provável envolvimento de servidor público, do município de São João do Oeste, no direcionamento de licitação relativa a serviços de marcenaria.
De acordo com a investigação, o servidor público também e proprietário de empresa ligada ao ramo de marcenaria, o que inviabiliza a participação em licitações do mesmo município. O investigado teria ajustado para que outra empresa assumisse a realização dos serviços, os quais seriam posteriormente realizados pela empresa do funcionário público investigado.
Segundo a apuração, os respectivos crimes em licitações e contratos administrativos, teriam envolvimento de outros servidores públicos, os quais teriam ciência da manobra realizada pelos investigados. O trabalho policial visa apurar a participação de todos os envolvidos na fraude decorrente da contratação celebrada pela Administração Pública com as empresas investigadas.
A operação teve o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, resultando em nove mandados de busca em apreensão em São João do Oeste e Descanso.
Foto(s): ASCOM
Comentar pelo Facebook