27.02.2023 às 17:27h - Educação

Regional de Itapiranga amplia escolas com Pedagodia da Alternância

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Regional de Itapiranga amplia escolas com Pedagodia da Alternância
Carla Dall Soto - Téc. Educacional | Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

O Sistema de ensino da Pedagogia da Alternância tem sido solução para alguns educandários manterem atividades. Todas as Escolas do Campo da Regional de Itapiranga possuem a Pedagogia da Alternância. Ao todo são 14 escolas, sendo oito no meio rural, nos cinco municípios da Regional.

O sistema ganhou força neste ano com novas adesões. Conforme a Técnica Educacional da Coordenadoria Regional de Educação, Carla Dall Soto, a metodologia da Pedagogia da Alternância é uma alternativa para os educandários manterem alunos. Ela lembra que o pioneirismo surgiu com duas escolas do Ensino Fundamental, Padre João Rick, de Ervalzinho, São João do Oeste e Ludgero Wiggers, de linha Conceição, interior de Itapiranga.

No Ensino Médio a Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste possui este sistema de ensino há vários anos. Também passaram a usar a Pedagogia da Alternância as escolas de Pitangueira, Tunápolis, Cristo Rei, São João do Oeste, São Lourenço, Iporã do Oeste, além de Santo Antônio, São José e Humberto Machado no interior de Itapiranga.

Carla considera relevante conciliar a teoria com a prática. A Técnica Educacional da Coordenadoria Regional de Educação de Itapiranga lembra que a região é referência na Pedagogia da Alternância. Segundo Carla Dall Soto, este modelo de ensino valoriza as ações teóricas e práticas e toda o aprendizado mais atraente.

A Regional de Educação vai promover capacitações aos profissionais que atuam na Pedagogia da Alternância. O sistema de ensino tem alguns desafios que colocam os professores na busca por métodos mais eficientes. Segundo Carla Dall Soto, já está definido uma parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul para capacitação dos professores. A meta é contribuir com as escolas promovendo capacitações aos profissionais da educação. Segundo Carla Dall Soto, o objetivo é garantir qualidade do ensino e condições dos alunos terem mais qualificação.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.