27.02.2023 às 13:43h - atualizado em 27.02.2023 às 13:48h - Solidariedade

Associação dos Doadores de Sangue de Mondaí mantém doações mensais no Hemosc

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Associação dos Doadores de Sangue de Mondaí mantém doações mensais no Hemosc
Doadores de sangue no Hemosc, em Chapecó (Foto: Divulgação)

A Associação dos Doadores de Sangue de Mondaí mantém doações mensais no Hemosc. De acordo com a integrante do grupo e doadora de sangue, Vânia Miotto, a doação ocorre sempre em um sábado, quando os inscritos são transportados gratuitamente até Chapecó.

Ela explica que todos fazem parte de um grupo no WhatsApp, onde são transmitidas informações sobre a data da doação e o horário da saída da van. Esse trabalho é feito pela funcionária, Neusa Dammann, da Secretaria de Saúde de Mondaí, sendo que a pasta também custeia as despesas de deslocamento.

Após a doação, o voluntário só pode doar novamente depois de três meses, garantindo vaga para os demais associados também doarem. Cada viagem ao Hemosc conta com cerca de 15 voluntários de Mondaí. Uma doação de sangue pode ajudar a salvar a vida de até três pessoas.

Vânia Miotto explica que o Hemosc coleta o sangue e faz todos os exames para verificar a aptidão do doador. Caso ele esteja apto, poderá fazer até três doações por ano. A doadora voluntária observa que para se tornar um doador é necessário ser maior de idade, pesar mais de 50 quilos, não portar nenhum tipo de hepatite e não ter feito cirurgias ou tatuagens há menos de 12 meses.

Pessoas a partir dos 16 anos também podem doar, desde que estejam acompanhadas de um responsável. Os interessados em integrar o grupo de doadores de sangue podem procurar a enfermeira, Neusa Dammann, na Secretaria Municipal de Saúde de Mondaí.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.