27.01.2026 às 11:12h - atualizado em 27.01.2026 às 11:19h - Agricultura
O programa de melhoramento genético em Itapiranga tem resultado positivo. A Secretaria de Agricultura lançou recentemente um projeto para melhorar a genética do rebanho de gado de corte. A atividade está em crescimento no município, impulsionada pela migração de produtores de leite.
De acordo com o Secretário da Agricultura de Itapiranga, Gilmar Kunst, o projeto piloto de transferência de embriões em gado de corte já registra resultado altamente positivo.
Em 52 procedimentos, 27 tiveram resultado positivo. Já está sendo encaminhado o segundo lote, com 18 animais. O Secretário explica que a projeção de prenhes neste sistema é inferior a 50%. Em Itapiranga foi superior, mostrando que o trabalho foi bem-sucedido.
Segundo Gilmar Kunst, o projeto piloto visa ampliar a qualidade do rebanho de gado de corte em Itapiranga. O Secretário da Agricultura anunciou que o programa terá sequência e já projetando ampliar para o gado leiteiro. Cita ainda o interesse do produtor rural em realizar investimentos para melhorar o rendimento em suas propriedades.
“O melhoramento genético é fundamental para ter sucesso no mercado completivo na criação de gado de corte e produção de leite” afirma. O Secretário chama atenção que o município promove parcerias para viabilizar inovações em tecnologias nas atividades do agronegócio.
Comentar pelo Facebook