26.11.2025 às 14:11h - atualizado em 26.11.2025 às 15:16h - Geral

Município emite alerta sobre golpe envolvendo o aplicativo gov.br

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Município emite alerta sobre golpe envolvendo o aplicativo gov.br

A prefeitura de São Miguel do Oeste emitiu nesta terça-feira, 27, um alerta para um golpe que está sendo aplicado via WhatsApp usando o aplicativo “GOV.BR”. Conforme o alerta, a ação vem sendo registrada não somente no município, mas na região Extremo Oeste catarinense.

A prefeitura citou que os criminosos usam o nome e o logotipo do GOV.BR para enviar mensagens falsas sobre suposta “irregularidade fiscal grave”, tentando fazer com que as vítimas cliquem em links fraudulentos. O alerta explica ainda que os golpistas enviam avisos com tom de urgência, citando leis e ameaçando suspender o CPF da vítima.

A Administração reforça que o link enviado se trata de um golpe e não pertence a nenhum órgão oficial.

As orientações em caso de recebimento de mensagens envolvendo o aplicativo “GOV.BR” são as mesmas para qualquer outra tentativa de golpe. Conforme o alerta da prefeitura de São Miguel do Oeste, os moradores não devem clicar em links desconhecidos e conferir se o site termina em gov.br. Também é de extrema importância que nenhum dado seja fornecido por mensagem.

A orientação cita ainda que caso a vítima tenha clicado no link fraudulento, troque imediatamente as senhas e ative a verificação em duas etapas.

A prefeitura finaliza o alerta esclarecendo que em caso de dúvidas o ponto da Receita Federal junto ao centro administrativo de São Miguel do Oeste seja consultado.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.