26.10.2018 às 14:02h - atualizado em 26.10.2018 às 17:16h - Agricultura

Há 14 anos, Associação dos Hortifrutigranjeiros mantém feira semanal de produtos em Iporã do Oeste

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Há 14 anos, Associação dos Hortifrutigranjeiros mantém feira semanal de produtos em Iporã do Oeste

Continua depois da publicidade

A presidente da associação, Célia Schroder, explica que a venda dos produtos acontece de uma forma diferente porque os produtores colhem os alimentos, trazem para a feira no mesmo dia e fazem a venda direta ao consumidor.

Nas quartas-feiras antes da noite, das 17 às 18h30 e aos sábados pela manhã, das 8h30 às 11 horas, em frente à gráfica LL, a feira disponibiliza diversos produtos, como frutas, verduras, legumes e panificados.

Célia enfatiza que a produção é a mais orgânica possível. A associação contempla 12 feirantes, todos do município. A presidente lembra que em setembro a entidade comemorou 14 anos da feira.

O ex-presidente da associação dos hortifrutigranjeiros, José Librelotto, conta que a fundação da entidade e o início da feira no município ocorreram com muita dificuldade. Ele lembra que há quase 20 anos a primeira tentativa de fundar a entidade foi frustrada e, somente após reuniões e com assistência de agrônomo, os produtores conseguiram organizar a produção e manter a venda até os dias de hoje.

A ideia inicial, com o projeto Microbacias, era instituir uma associação voltada à produção de leite. Librelotto enfatiza que esses 14 anos de feira são vistos como uma conquista para os produtores, que conseguem manter uma clientela fiel mesmo em uma cidade pequena.

O ex-presidente lembra que são periódicas as dificuldades de cultivo, devido ao clima ou preço, e em momentos como esse o grupo trabalha unido para suprir a demanda de produtos. Outra demanda apontada pela associação é a necessidade de reforma do espaço usado como sede da feira.

Foto(s): Jornei de Souza

Continua depois da publicidade

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Nedel Celulares.

Mais notícias

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.