26.10.2018 às 15:06h - atualizado em 26.10.2018 às 18:10h - Obras

BR-163 deve receber pista de concreto no trecho do Extremo Oeste

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Continua depois da publicidade

BR-163 deve receber pista de concreto no trecho do Extremo Oeste
Divulgação

Continua depois da publicidade

Segundo o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Ronaldo Barbosa, é notória a situação precária dos cerca de 70 quilômetros da rodovia entre Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste.

Ele destaca que a intenção é conseguir uma garantia judicial junto à Justiça Federal de São Miguel do Oeste para lançar edital via estado. Ronaldo esclarece que há um teto de até R$ 20 milhões no qual o órgão catarinense pode licitar os serviços, já que os valores superiores são feitos por Brasília, fato que geraria ainda mais atraso na retomada do serviço. Ele acredita que a delegação de competência vai dar agilidade na licitação, fiscalização e acompanhamento do serviço.

Ele comenta que o objetivo, em vez de material asfáltico, é que a pavimentação seja feita com concreto, que garante uma maior durabilidade. A intenção é dar segurança e reduzir os gastos com manutenções frequentes. O superintendente esclarece que a camada de concreto será colocada em cima do asfalto existente. Ele afirma que a única desvantagem era o custo, mas, hoje, o preço do cimento ficou viável porque é comprado no centro do estado, no município de Otacílio Costa.

Esse material diferenciado também visa ampliar a capacidade de tráfego na BR-163. Barbosa afirma que o fluxo de carros de passeio é grande, mas os veículos de carga têm se destacado e cada vez mais usado o trajeto para escoamento de produção. Ele percebeu uma crescente movimentação de caminhões e carretas. Por isso, o engenheiro percebe que o uso de concreto e alterações no projeto original vão beneficiar a região devido à rota do milho, que deve gerar mais movimento nos próximos meses.

Continua depois da publicidade

Nedel Celulares.
AL Contabilidade
Advocacia Fávero

Mais notícias

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.