26.09.2025 às 11:25h - atualizado em 26.09.2025 às 16:03h - Prefeitura
O município de São João do Oeste está projetando ações após receber os resultados do estudo socioeconômico desenvolvido pela FACISC. A equipe da prefeitura já está estruturando sua política de desenvolvimento econômico com base nas contribuições de representantes de diferentes setores da sociedade. Lideranças entrevistadas apontaram forças potenciais do município. De acordo com a Diretora de Indústria, Comércio e Turismo de São João do Oeste, Silvane Baumgarten, indústria e agronegócio são potenciais que precisam ser explorados para o desenvolvimento ainda maior.
O turismo tem potencial estratégico para a geração de emprego e renda. O estudo apontou ainda como fatores positivos a cultura alemã, educação, qualidade de vida e segurança. De acordo com Silvane, são pilares para estratégias consistentes para proporcionar desenvolvimento local.
O estudo foi desenvolvido pela FACISC e pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local e os dados estatísticos vão servir de base para ações do poder público. Silvane Baumgarten destaca que o estudo confirmou que o município possui o menor índice de analfabetismo do Brasil e conta com altos índices na qualidade da educação.
“Os dados são relevantes e servem de alicerce para apoiar o planejamento de desenvolvimento do município com ações serão a longo prazo, com projetos para os próximos 20 anos, incluindo novos modelos de incentivo ao agronegócio” aponta.
Comentar pelo Facebook