26.09.2025 às 08:27h - Geral
O presidente dos EUA, Donald Trump, pode vir ao Brasil para visitar Jair Bolsonaro (PL), afirmam apoiadores do ex-presidente. A viagem, segundo apurado pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, estaria sendo articulada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo apresentador Paulo Figueiredo, ambos com conexões com o governo Trump. As informações são da Folha de S.Paulo.
A afirmação sobre um possível encontro entre os políticos foi feita no X (antigo Twitter) pelo ex-secretários de Comunicação do governo Bolsonaro, Fábio Wajngarten, na noite desta quinta-feira, 25.
“Nada vence o próprio testemunho. Que tal uma visita do DonaldTrump ao Presidente @jairbolsonaro na sua casa para que ambos evidenciem uma ‘Química Perfeita’ atualizando a prosa? Obviamente a Corte e os advogados do Presidente seriam consultados com antecedência. Fica a dica”, escreveu.
À Folha, Wajngarten afirmou que, tendo em vista que Bolsonaro está preso, uma visita de Trump a ele seria oportuna.
— O [ex] presidente [Bolsonaro] atualizaria o Trump sobre o seu estado de saúde. Trump teria a oportunidade de ver as recorrentes crises de soluço que ele tem, os vômitos, decorrentes do atentado à faca que sofreu em 2018 — disse.
O ex-secretário afirmou, contudo, que publicou o texto nas redes sociais como uma “ideia particular” e que não sabe se há uma ideia concreta em andamento.
Aproximação de Trump e Lula
Donald Trump afirmou durante discurso na Assembleia Geral da ONU que se encontrou rapidamente com o presidente Lula (PT), e que os dois concordaram em conversar na próxima semana. O presidente norte-americano citou ainda uma “excelente química” no contato com o brasileiro.
— Estivemos ali 39 segundos, foi uma coisa muito rápida, mas foi uma química excelente. Isso foi um bom sinal — afirmou.
O gesto de Trump representa um sinal de possível diálogo para revisão das tarifas. Desde o início de agosto os Estados Unidos aplicaram sobretaxa sobre produtos brasileiros de diversos setores.
Em coletiva de imprensa na quarta-feira (24), Lula declarou que “aquilo que parecia impossível deixou de ser e aconteceu”. Ele também disse que deixou claro a Trump que os dois “têm muito a conversar”:
— Fiz questão de dizer ao presidente Trump que temos muito a conversar. Tem muitos interesses dos dois países em jogo, muitas coisas a discutir sobre a necessidade de mantermos a paz no planeta Terra. E fiquei satisfeito quando ele disse que podemos conversar e, quem sabe, dentro de alguns dias, a gente possa se encontrar e fazer uma pauta positiva entre Brasil e EUA e entre EUA e Brasil. É isso que eu quero e acho que é isso que ele deve querer.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook