26.08.2025 às 14:18h - atualizado em 26.08.2025 às 14:38h - São Miguel do Oeste
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais está auxiliando produtores da região na realização do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) 2025. Segundo o presidente da entidade, Lírio Wathier, cerca de 25% a 30% dos agricultores já procuraram o sindicato para efetuar a declaração.
Wathier explicou que muitos produtores também atualizaram o Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), antigo INCRA, junto à prefeitura ou no sindicato. Ele ressaltou a importância de quem alterou a escritura da propriedade, como nos casos em que uma estrada divide o terreno gerando novas matrículas, procurar primeiro a prefeitura para atualizar o CCIR. “Somente após essa atualização será possível declarar o ITR corretamente”, destacou.
O dirigente orienta ainda que os agricultores levem a última declaração entregue, facilitando o reajuste dos valores conforme a valorização das terras. A medida evita inconsistências que podem levar o produtor à malha fina da Receita Federal, especialmente em casos de futura venda do imóvel.
O prazo para envio da declaração vai até 30 de setembro. Wathier alertou para que os contribuintes não deixem para os últimos dias, pois o sistema pode apresentar instabilidade devido ao grande volume de acessos.
Comentar pelo Facebook