26.08.2022 às 18:19h - Saúde

Macaco é encontrado morto; suspeita de febre amarela é investigada

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Macaco é encontrado morto; suspeita de febre amarela é investigada
divulgação

Um macaco-prego foi encontrado morto na comunidade da Linha São João, área rural de Palma Sola, nesta sexta-feira, 26, por moradores da localidade. Por isso, o biólogo da regional em Saúde foi acionado para efetuar a coleta de amostra que foi encaminhada para análise em Florianópolis. O intuito é saber a causa da morte.

De acordo com a enfermeira Edite Cirino, da secretaria de Saúde, a suspeita é de que o animal estaria com febre amarela, mas a confirmação deve acontecer em até uma semana. Não há sinais de ferimentos que levassem acreditar que a morte foi atropelamento ou algo similar. Ela ainda explicou que nesta mesma localidade houve a coleta positiva para febre amarela de outro macaco há dois anos.

Em virtude de encontrar mais um macaco, um alerta já foi emitido à população quanto a verificação da caderneta. Caso os moradores estejam com a vacina em atraso, ela será orientada a tomar a vacina. A ideia é evitar a propagação da doença. Edite destacou que a morte do macaco serve como alerta para a população pela possibilidade de haver mosquitos com o vírus.

Foto(s): divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.