26.08.2021 às 11:11h - Vacina

Vacina da Pfizer passará a ser produzida no Brasil a partir de 2022

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Vacina da Pfizer passará a ser produzida no Brasil a partir de 2022
Divulgação

A partir do ano que vem a vacina contra covid-19 da Pfizer vai ser produzida aqui no Brasil. Isso porque a farmacêutica dos Estados Unidos e a parceira BioNTech confirmaram, nesta quarta-feira, 25, que assinaram um acordo com a Eurofarma, laboratório de medicamentos genéricos, para fabricar o imunizante no país.

A produção de doses prontas pelo laboratório brasileiro será em 2022. Mas, as instalações de equipamentos e as atividades de transferência técnica e desenvolvimento começam imediatamente. Vale destacar que o acordo não cobre o complicado processo de produção do RNA mensageiro do fármaco, que seguirá sendo feito nas instalações da Pfizer e da BioNTech, nos Estados Unidos.

Nesta quinta-feira, 26, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou a importância do acordo. "Significa que a grande indústria acredita no nosso país e no sistema de saúde do Brasil. Em termos práticos, gera emprego, gera renda, gera tributos e gera uma garantia que teremos mais uma tecnologia no nosso país na produção de vacinas, que serão exportadas para toda a América Latina. Além de ser, também, um incentivo à pesquisa básica. Não só ensaios clínicos", afirmou Queiroga, que terá um encontro com representantes da farmacêutica norte-americana ainda hoje.

A expectativa da Pfzizer/BioNTech é que a farmacêutica nacional produza mais de 100 milhões de doses prontas anualmente em plena capacidade operacional. Os imunizantes produzidos no país serão distribuídos na América Latina.

Fonte: R7

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.