26.08.2021 às 10:51h - atualizado em 26.08.2021 às 13:15h - Meio Ambiente
Nesta quinta-feira, 26, foi emitida a LAO – Licença Ambiental de Operação para o açude/lago municipal de São José do Cedro. A área fica localizada na linha São Domingos, próxima ao parque industrial II DR Neme.
O gerente do órgão, Éder Ivan Marmitt, esteve em São José do Cedro nesta manhã entregando oficialmente o documento. Participam da reunião o prefeito, João de Andrade, vice-prefeito e secretário da agricultura Elmar Hentz, secretária de planejamento, Kelly Figueiró, e o diretor de planejamento e agente do Conder, Andrei Wolfart.
O objetivo é poder fazer intervenções no local, como a limpeza e também algumas melhorias com instalação de bancos e de calçadas. A licença contempla também desassoreamento (limpeza) do açude e reforma da barragem. A área alagada é de cerca de cinco hectares. O local também pode servir como reservatório de água para períodos de estiagem.
O vice-prefeito e secretário da agricultura, Elmar Hentz, e a secretária de planejamento e desenvolvimento econômico, Kelly Lisiane Figueiró, estiveram em contato frequente com o IMA desde fevereiro, solicitando agilidade para análise do pedido que foi protocolado em 2019. Foram feitas visitas ao órgão e entregues ofícios descrevendo o interesse público.
O projeto foi feito e adequado pela empresa Sultec, vencedora da licitação.
O prefeito destacou a importância da licença para as próximas etapas que visam tornar o espaço como um local de lazer. O município investiu ainda em 2015 cerca de R$ 70 mil com um projeto urbanístico para o local.
A equipe lembrou que a licença prevê também algumas condições como garantia de recuperação da área de APP, projeto de infraestrutura pública e compensação, entre outros. A LAO proíbe também atividades de piscicultura.
Fonte: Ascom
Foto(s): Ascom e Diógenes Di Domenico
Comentar pelo Facebook