26.07.2022 às 14:32h - atualizado em 26.07.2022 às 16:54h - Bombeiros

Período atípico exige atenção contra riscos de queimadas, alerta bombeiros

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Período atípico exige atenção contra riscos de queimadas, alerta bombeiros
ilustração / Divulgação / Bombeiros

O tempo atípico para essa época do ano acende alerta da companhia do Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira. As ondas de calor e o ar mais seco nas últimas semanas podem elevar o risco para registro de incêndios na região Extremo-Oeste.

O comandante João Rudini, lembrou que a região vem de um ano com diversos casos de incêndios em áreas de reflorestamento. O baixo volume de chuva somada a queda da umidade relativa do ar e com geadas logo pela manhã, deixam a vegetação seca aumentando os riscos de queimadas. O mês que se aproxima também preocupa devido as fortes rajadas de ventos facilitando a propagação das chamas.

Em virtude disso, desde 2021, os bombeiros têm investido na compra de novos equipamentos para combater incêndios de pequenos, médios e grandes proporções. A aquisição de novos itens se deve ainda às previsões de seca e temperaturas acima da média provocadas pelo fenômeno La Niña que persiste na região.

Rudini relatou que foram investidos mais de R$ 80 mil nas sedes de São José do Cedro, Palma Sola e Dionísio Cerqueira. Entre os itens, ele citou que foram adquiridos EPI’s, kit up que auxiliam no combate ao incêndio em espaços de difícil acesso e outros.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.