26.05.2022 às 18:05h - atualizado em 26.05.2022 às 18:16h - Prefeitura
O Programa de Água Pública em 100% do território de Itapiranga exige uma grande estrutura. São 17 veículos, 26 servidores públicos e orçamento mensal de aproximadamente R$ 650 mil.
Conforme o Diretor de Água e Esgoto da Prefeitura, Osmar Mueller, o município possui mais de mil quilômetros de tubulação para distribuição de água na cidade e interior. Uma das prioridades, desde o ano passado foi a renovação da frota para reduzir custos de manutenção e agilizar a prestação dos serviços. Já foram entregues quatro motos novas e quatro carros para diferentes funções.
O Diretor informa que nos próximos dias estará disponível mais uma caminhonete Fiat Strada. O Setor ainda possui um caminhão caçamba e uma retroescavadeira para serviços de manutenção da rede de distribuição de água.
De acordo com Mueller, o sistema possui cinco estações de tratamento, sendo uma na cidade e quatro no interior. O investimento é elevado em análises constantes do tratamento e qualidade da água. Algumas avaliações são feitas em laboratórios em outros estados.
Para garantir equilíbrio nas receitas e despesas, o setor de Água e Esgoto também necessita notificar e até suspender o fornecimento de água aos consumidores em atraso com o pagamento. Osmar Mueller lembra que no período de estiagem aumentou o consumo de forma considerável e vários consumidores tiveram dificuldades para manter o pagamento atualizado. O Diretor observa que é possível negociar o parcelamento das dívidas no setor de tributos da prefeitura.
Itapiranga elaborou um projeto para ampliar a capacidade de tratamento de água na cidade. O atual sistema está no limite de sua capacidade. De acordo com o Diretor de Água e Esgoto, Osmar Mueller, a hidráulica ao lado da prefeitura possui capacidade de tratamento de 200 metros cúbicos por hora. O projeto que está sendo elaborado prevê uma Estação de Tratamento Compacta e com capacidade de até 400 metros cúbicos por hora. Segundo o Diretor, isso permitiria garantir disponibilidade de água para atender o aumento de demanda por até 30 anos.
O município também está investindo em substituição de canos antigos que geram frequentes problemas. Uma nova tubulação é de material mais resistente e que vai proporcionar redução no desperdício de água com os vazamentos.
Comentar pelo Facebook