26.04.2022 às 16:06h - atualizado em 26.04.2022 às 16:19h - Golpe
Golpistas seguem enganando pessoas e obtendo vantagem financeira através de golpes virtuais. A abordagem começa através de um perfil falso criado em nome de um Resort da região, oferecendo o sorteio de diárias. Para isso, solicita alguns dados para o suposto cadastro, como o número de celular, o e-mail da vítima e códigos de confirmação recebidos por SMS.
Quando a pessoa repassa esses dados, os golpistas conseguem invadir a conta do Instagram ou Facebook e começam a postar imagens de móveis para venda com preços muito abaixo do mercado, o que atrai interessados em comprá-los, pois acreditam que as publicações são verdadeiras por terem sido postadas no perfil de algum amigo ou conhecido, que na verdade já não tem mais acesso a suas redes sociais.
Durante as negociações, os criminosos usam de toda sua astúcia para parecer que realmente é a pessoa que teve a conta invadida que está anunciando. Eles pedem um adiantamento do valor dos móveis para reservá-los para o interessado. Depois que a transferência via Pix é concretizada, os golpistas ironizam e bloqueiam a pessoa para que ela não consiga mais entrar em contato e pedir a devolução do dinheiro. A reportagem da Peperi apurou que um morador da região perdeu R$ 5 mil no golpe do falso anúncio de móveis neste final de semana, através de anúncios feitos no Instagram de uma moradora de Iporã do Oeste, que teve a conta no Instagram hackeada.
A orientação é para que as pessoas não repassem nenhum dado pessoal em conversas virtuais, para que desconfiem de anúncios de produtos com valor abaixo do praticado pelo mercado e principalmente para que não façam nenhuma transferência de dinheiro por meios eletrônicos sem ter a certeza de que o negócio é verdadeiro, pois poucas pessoas conseguem recuperar os valores transferidos para os criminosos nesse tipo de crime.
Comentar pelo Facebook